siga no facebook, clique abaixo

2009-07-24

Cada um pense por si.

Começo por escrever que tenho imenso gosto e orgulho em pertencer a estas maravilhosas terras de tavares, antigo concelho medieval, - que são a razão de ser deste espaço na blogosfera, - o que alguns não entendem. Os antigos, concelho medieval de Tavares e de Azurara, formam o actual concelho de Mangualde. O de tavares teve cabeça em Chãs de Tavares e que, para mim e outros, "incluindo documentação da Torre do Tombo", já aqui publicada, detém o estatuto de Vila. Publicação de 17-02-2007, clique no arquivo deste blog sobre "Vila Chãs de Tavares".
Não sou contra ninguém, mas sou por nós, aqueles que defenderam, defendem, ajudaram e ajudam a construir estas maravilhosas terras de tavares, especialmente a nossa Freguesia. Não posso, ontem ter dito ou escrito mal da minha terra e hoje optar pelo contrário. Não podemos criticar por criticar, dizer mal do que está bem feito, até com atoardas ou ainda com o deita abaixo, chegando a atacar famílias e pessoas, desta ou daquela forma. Desde algum tempo até aos dias de hoje. Outras vezes é com palavras e escritos floreados, conforme mais convém. Com ou sem anónimato. Devemos sim, é ajudar a construir e desenvolver a nossa terra, onde devemos olhar aos meios que dispomos para atingir os fins pretendidos.
A situação internacional, do país e do interior não é das melhores, mas é aqui que me quero centrar, numa parte do interior. Somos a Freguesia, que mais impostos paga, creio, somos também um grande pólo de desenvolvimento para todo o Concelho de Mangualde, com bons acessos e com algumas infraestruturas, algum comércio e empresas que nos permitem ir ainda mais além. As populações das Freguesias do chamado alto concelho de Mangualde, ou terras de tavares, (como gosto mais de lhes chamar), no meu entender, temos formas de ser e de estar muito próprias, nem somos melhores nem piores, penso que somos diferentes. A nossa união representa a nossa força. Aqui defendo que as terras de tavares deveriam ser ainda mais unidas, para que em conjunto consigamos e possamos ter mais formas de reivindicação justas, junto de instituições e organismos; tipo uma Associação de Freguesias. Não nos deixemos ir em ilusões, promessas infundadas ou mesmo em utopias em que tudo parece servir para se tentar fazer passar mensagens, estas, quiçá não credíveis.
Este blog não é politico, nem a Junta de Freguesia funciona aqui, mas de qualquer forma, agradecido pelos mails e comentários que me têm chegado. Tenho que afirmar também o gosto e o prazer que sinto pela família a que pertenço. De lembrar ainda que tenho morada em Chãs de Tavares bem como o meu domicilio fiscal. Ter um blog com o nome terras de tavares é uma demonstração de carinho, simpatia e de proximidade para com a minha terra. Para terminar, é necessário ter calma e serenidade e que cada um se preocupe com a sua vida pessoal e não com a dos outros. Esta mensagem ou post é em parte uma constatação da realidade e por outro lado, como quem não se sente não é filho de boa gente, aqui deixo a minha indignação para com alguns comentários em blogs e coisas que se vão dizendo por aí, só para lançar a confusão. Eu quando escrevo comentários neste ou noutros blogs, identifico-me sempre.
Pela nossa terra, sempre! E em democracia desde 1974!
um abraço sempre amigo