siga no facebook, clique abaixo

2012-03-27

Foral de Tavares dado pelo Conde D. Henrique e D. Teresa em 1112 ou antes

Foral dado pelo Conde D. Henrique e sua esposa D. Teresa, ao Concelho de Tavares, em 27 de Fevereiro de 1112, ou ano(s) antes ( o Conde D. Henrique morreu em 1112 ). Agradeço ao Dr. Pedro Pina Nóbrega a amabilidade de me ter enviado uma cópia da revista Beira Alta onde está transcrito o dito foral.
Este foral é anterior à formação de Portugal, tal como tem as fronteiras hoje definidas. É dado ao Concelho de Tavares que abrangia as Freguesias de Chãs de Tavares, Travanca de Tavares, Várzea de Tavares, Abrunhosa-a Velha e S. João da Fresta , como podem constatar. Um foral é uma carta régia onde eram concedidos privilégios às populações do reino. O Concelho de Tavares teve pelo menos mais dois forais, um deles dado por D. Afonso III, Conde de Bolonha ( entre Janeiro de 1248 e Fevereiro de 1279 - reinado deste rei, que tinha o cognome de "o bolonhês" ); um outro foi dado por D. Manuel I em 10 de Fevereiro de 1514, o chamado foral novo. 
É possível que coloque aqui neste blog estes dois forais, assim que tenha uma cópia em meu poder. O Concelho de Tavares existiu até 31 de Dezembro de 1853, formando agora com o também extinto Concelho de Azurara, o actual Concelho de Mangualde.
Um abraço desde Terras de Tavares.
(as páginas estão ordenadas por ordem numérica; os textos continuam nas páginas seguintes; para a leitura dos textos, cliquem sobre eles).

(Foral de Tavares em latim).
VALE, Alexandre de Lucena e (1976)
Forais da Beira Alta: Tavares e Ferreira de Aves
Beira Alta. Viseu 35:4, pp 449-460